quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

(Des) Organizadamente me descobrindo

A minha experiência na
disciplina
de Educação Somática foi infinitamente importante, tanto para a
conscientização
das minhas limitações e desalinhamentos, quanto para o meu
trabalho como um
todo. No decorrer do semestre 02/2009 vivenciamos através
de discussões e
práticas, algumas das técnicas desenvolvidas dentro da
proposta da Educação
Somática.






"A Educação Somática é um
campo
teórico prático que reúne diferentes métodos cujo eixo de pesquisa e
atuação
é o movimento do corpo no espaço como uma vida de transformação de
desequilíbrios mecânico, fisiológico, neurológico, cognitivo e/ou afetivo de
uma
pessoa".


(http://www.movimentoes.com/page-2p.htm)





Além dos vários estudiosos
estrangeiros
como Moshe Feldenkrais com o Método Feldenkrais, Frederick Matthias
Alexander
com o Método Alexander, Gerda Alexander com a Eutonia, e tantos
outros, o
foco das nossas vivências práticas esteve voltado para o trabalho de
um
brasileiro: Ivaldo Bertazzo - bailarino desde jovem, resolveu aliar a
fisioterapia aos conhecimentos em dança para criar o "Método Bertazzo" e
através
dele ampliar no aluno a consciência, a autonomia e a estrutura
próprias do
movimento, aplicando assim, o conceito que chamou de "cidadão
corpo". Segundo
Bertazzo "no corpo, operam-se sempre nossas transformações;
ele é nosso primeiro
instrumento, nosso primeiro limite, e nos ensina o
senso primário de organização
e desorganização".






E foi tentando me organizar
que descobri completamente
desorganizada!







Tantas informações: encaixe o
quadril, faça o arco
transverso dos pés e não se esqueça das mãos, distancie uma
escápula da
outra, distancie a primeira vértebra cervical do cóccix - aloooonga
a coluna
, cuidado com os ombros, e os joelhos alinhados com os
pés...




Ainda
me esforço para que o
trabalho seja completo, mas sei que é a prática que
vai me levar à compreensão e
assimilação de tantas informações, por isso
mesmo o nosso trabalho durante o
semestre tendo sido de tanta importância
para mim, só conseguirei perceber seus
reflexos efetivamente no meu dia a
dia a partir do momento que as práticas
vivenciadas façam também parte do
meu dia a dia.




Me
desorganizando para me
ORGANIZAR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário