sábado, 26 de dezembro de 2009

DES ( ALINHAMENTO) ALINHADO


Neste período de descobertas do que seria a educação somática, de como se daria durante o semestre, foi também um período de descobertas no meu corpo, nos pensamentos,nas emoções e nas sensações.
Todos os textos lidos e discutidos em sala de aula me deu uma base enorme sobre este tema e me fez refletir em tudo o que lemos e discutimos.
Muitos dos textos me levaram ao grande problema...que na verdade não sei se devo chamar de problema que é o meu desalinhamento JOELHOS E PÉS que com algumas possibilidades foram causados no decorrer da minha infância, nos períodos de aulas de dança de balé com pessoas que não sabiam muito sobre..uahsuahsuahsuh. Durante as discussões falamos muito no esforço que fazemos no dia dia para nos manter mos na postura..e como aquilo vira um hábito na nossa vida.
Durante as seqüências que fizemos, o meu maior desafio era o alinhamento, no inicio eu fazia tanta força para me manter alinhada que comecei a sentir grandes dores nos joelhos e nos pés, perguntei a fisioterapeuta o porque das dores..se eu estava fazendo muita força..e ela disse que sim..eu fazia uma força desnecessária por que a rotação da coxa era mínima...e não o tanto que eu fazia, depois todas as dores insuportáveis desapareceram.

Os exercícios de aquecimento e de acordar o corpo é sempre os melhores pra mim..neles não faço tanto esforço como as seqüências..porém a tenção em relação ao alinhamento é bem maior.
Fizemos muitos exercícios usando algumas técnicas de Tai Chi Chuan, e na execução deles já tive várias sensações, tinha dias que sentia muita paz , era tranqüilizante pra mim, era um tempo de ficar sossegada apenas respirando tranqüilamente e fazendo os movimentos bem leves e contínuos. Mais no ultimo dia que fizemos o exercício do Tai chi, me deu uma louca, era um dia já muito agitado, não tava nem um pouco afim de ficar fazendo aqueles movimentos, não queria controlar e nem pensar na minha respiração, não queria ficar preocupada com meu alinhamento, estava muito irritada, com muita raiva e queria fazer qualquer coisa menos isso, e bem nesse dia Renata coloca música pra acompanhar..aiiiiinn que raiva, vontade de chorar, vontade de sair correndo da sala e não voltar mais ali, fiquei com uma angustia nesse dia queria ser a pessoa mais racional do mundo, e a menos sensível.

As seqüências do Bertazzo foi muito bom, uma delicia de fazer, cada trabalo que fizemos foi muito válido pra mim, todas as seqüências, todas as posições feitas dava pra ver o quanto o corpo estava trabalhando, os alongamentos que as seqüências nos permitiam fazer eram ótimos,deu pra perceber quanta dificuldades ainda tenho, o quanto devo trabalhar abdômen..uashuahsuh
Cada vez que fazíamos e iamos aumentando as seqüências as dificuldades eram maiores, pois cada vez os detalhes se destacavam mais, tanto em relação a posições mãos, cabeça, pés, quadril, isso tudo eram detalhes que não podiam esquecer, e também uma dificuldade que era de deixa- los no lugar correto.

Pra mim este semestre se resumi no meu esforço de me manter alinhada, e de correr atrás da postura correta, tanto utilizando o que aprendi nas aulas de educação somática quanto o que estou aprendendo com o RPG e agora com o pilates, fiz e ainda tenho feito links com tudo o que tenho visto até hoje na facul, e que tem me ajudado a compreender e escutar melhor o meu corpo.


Este período foi de muitas trocas de experiências já vividas e também não vividas, de muitas superação, de muito esforço e garra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário