quinta-feira, 31 de março de 2011

Dúvidas e comentários....


Bom, venho postar hoje as minhas dúvidas, impressões e o trecho que destaquei como importante, do texto de Débora Bolsanello, e também o meu parecer sobre a aula do dia 18/03.
Começando com a aula do dia 18/03, ministrada pela professora e Diretora do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, Renata, que repetiu conosco a brincadeira do pega-pega no inicio da aula, eu percebi que nessa dinâmica, o que se destacou foi a utilização e sensibilização da relação corpo/espaço, para realizá-la. Depois veio a análise da nossa cabeça e a região superior do tronco (braços, escápulas, clavícula, etc.), então trabalhando em duplas, fizemos essa análise e pudemos perceber diversas coisas, como localização dos ossos dessas regiões, como podemos fazer movimento de contração, expansão e rotação dos mesmos, enfim, várias percepções que depois dessa análise, para mim ficou bem mais claro essas localizações e possibilidades de movimentação. À partir dessa análise nos foi proposto que executássemos uma improvisação, em que o movimento se iniciava, pelas regiões que havíamos analisado e depois reverberava para o resto do corpo. Essa parte foi um pouco complicada para mim, porque eu tenho que pensar em muitas coisas e ás vezes falho tentando corrigir algo, e assim vou me enrolando toda, mas acredito que no decorrer dessa disciplina isso vá melhorando com a prática. E num último momento da aula, depois da improvisação, fizemos a dinâmica do pega-pega novamente, só que antes onde corríamos, agora utilizávamos as ferramentas da nossa improvisação, para fugir do colega e ele não te pegar, e isso dificultou as coisas e aumentou mais ainda no que a gente tinha que pensar.
A aula foi muito legal, foi a minha primeira porque eu faltei na primeira de verdade (rsrsrs), então achei muito produtiva e bastante dinâmica, onde estamos aprendendo diversas coisas novas.
Agora passando para o texto: " Educação somática: o corpo enquanto experiência" de Débora Bolsanello, eu coloco como trecho ou ideia importante, quando ela aborda o último aspecto de seu texto:  Flexibilidade da percepção, onde ela traz as experiências e o histórico do nosso corpo, onde a gente encontra defeitos e formas erradas de executar um movimento, e na verdade se pensarmos de outro ângulo e modificarmos alguns hábitos , percebemos que aquilo não está errado e não é um defeito, é só uma forma habitual que temos registrado no corpo e precisamos apenas desconstruir isso para fazermos da maneira proposta. Eu não sei se eu entendi certo e é isso mesmo que ela quis dizer, mas se foi isso, eu quis destacar essa parte por assemelhar essas questões a mim e às minhas formas de fazer certos movimentos pelos meus hábitos, e então ficou mais clara essa questão na minha cabeça.
E quanto à dúvida, eu tinha ressaltado como dúvida apenas alguns termos desconhecidos para mim como, "pós- positivismo, epistemológico e principalmente Fenomenologia", mas a Renata esclareceu esses termos na última aula e agora já não são mais dúvidas e eu entendo.
Era isso que queria e devia postar!!
Abraços
Por Bruna Ribeiro Fernandes (Aluna Curso de Dança – Ufu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário